segunda-feira, 14 de abril de 2014

Experiências Virtuais

 

    Já faz algum tempo que me veio a vontade de escrever sobre um tema bastante discutido nos meios de comunicação: a exposição e os relacionamentos na internet.
    Há aproximadamente oito anos fiz meu primeiro perfil virtual, ainda no antigo ORKUT, e então, passei a expor muito sobe mim para o mundo. Sempre tive cuidado para não expor endereço, números de telefone e assuntos mais íntimos e pessoais.
    Ao longo desses anos conheci centenas de pessoas com as quais mantive contato por curto e longo tempo. Havia pessoas mais reservadas, assim como eu, mas também havia e há pessoas totalmente expositivas. Posso afirmar que a maioria sempre apresentava perfil falso, os chamados FAKE, que acabavam sendo descobertos ou simplesmente esquecidos nas minhas redes sociais. Sempre mantive contato com estas pessoas com muita desconfiança e cautela. E pelo fato de odiar mentiras sempre procurei manter o máximo de verdade. E para que não fosse enganada, acabei desenvolvendo técnicas para descobrir as verdades sobre os meus contatos.
    Como estratégia para descobrir as mentiras uso a própria internet como fonte de pesquisa e investigação. E nos casos em que é quase impossível encontrar vestígios ou informações, passei a utilizar-me da contradição nas conversações.
    Em todos esses anos de contato virtual posso dizer que me encantei e desencantei, amei e desamei, acreditei e desacreditei. Sim, isso é possível no meio virtual, desde que você consiga separar a realidade da virtualidade.
    Este texto é um alerta aqueles que utilizam o meio virtual para conhecer pessoas: estejam sempre atentos, principalmente quando seu contato for de outro país.
    Recentemente no Brasil, aumentaram-se os casos de aplicação do chamado Golpe o Pacote da Malásia. Na maioria dos caso, homens criam perfis em redes sociais, sempre com belas fotos e bons textos na apresentação. Os golpistas seduzem o coração da vítima e depois atacam sua conta bancária!
    O golpista envolve emocionalmente a vítima com declarações de amor e narrativa dramática de sua própria vida. Com juras de amor o golpista marca um encontro na cidade da vítima e então antes que isso aconteça, supostamente ele envia uma encomenda contendo um presente e várias cédulas de dólares para pagar as possíveis despesas de estadia na cidade. Eles são ousados e exigem sempre hospedagem nos melhores hotéis da cidade. Iludida, a vítima então passa a esperar ansiosamente a encomenda que segundo o golpista foi enviada por serviço expresso. Ele envia cópia do ticket com informações da encomenda, remetente e destinatário. Dias depois a vítima recebe um e-mail apelativo informando que foi detectada por meio de raio X uma certa quantia de cédulas na encomenda e que a mesma encontra-se retida na alfândega da Malásia. Para liberação da encomenda eles exigem um depósito de certa quantia especificada no e-mail.
     É importante frisar que é vetado o envio de cédulas através do sistema postal. E que não existe tributação de encomendas destinadas ao Brasil antes que elas cheguem ao destino. Nem mesmo os aparelhos de raio X são capazes de detectar a presença de cédulas em uma embalagem.
     Você que utiliza as redes sociais para fazer amizades ou até mesmo encontrar o seu par perfeito fique atento à possibilidade de aplicação de golpes deste tipo. Nunca deposite quantias exigidas e nem mesmo informe dados bancários.
    E, se por acaso se interessar por algum contato virtual, antes de conhecê-lo investigue-o. No meio virtual podemos encontrar pessoas boas e verdadeiras e também pessoas más intencionadas.


Por Polyana Oliveira


Sobre golpistas acesse: http://forascammer.blogspot.com.br/

 


   

Nenhum comentário: